quarta-feira, 15 de julho de 2015

MARCIO BARALDI - O CARTUNISTA MAIS ROCK AND ROLL DA AMÉRICA LATINA!



  Quando eu tinha 16 anos e era assinante da tradicional revista Rock Brigade conheci o trabalho de um cartunista 100% genial, o nome dele é Marcio Baraldi, que neste mesmo ano se associou ao Rock and Roll no Brasil trabalhando nesta revista. Este desenhista maluco, que já desenhava em várias publicações há um bom tempo, entrou de sola na cena Rocker brasileira com os personagens Roko-Loko e sua ‘affair’ Adrina-Lina, duas figuráças que passaram a ser referência do público Rocker mensalmente nas últimas páginas desta revista vivendo aventuras e desventuras hilárias com personas gratas do Rock mundial.


    O resultado de tudo isso foi sucesso absoluto, o que o levou à outra publicação do gênero no Brasil, a revista MetalHead que neste mesmo ano criou a primeira publicação sobre tatuagem do Brasil, a MetalHead Tattoo, que precisava de um personagem próprio para ela, e foi aí que o Baraldi entrou, trazendo consigo o Tattoo Zinho, um Tatu tatuador, Rocker e politicamente brasileiro, que se tornou o primeiro personagem tatuador dos quadrinhos brasileiros (ou,quem sabe, do Mundo)!
    Este personagem rendeu um belíssimo livro que saiu em 2005 pela Opera Graphica Editora e é o primeiro nesta categoria artística (tatuagem) retratado dessa forma (quadrinhos) e está completando 10 anos!

    São exatas 42 aventuras vivenciadas por Zinho (e seu parceiro Podrão) que retratam o cotidiano de um tatuador no Brasil, mas não é só isso, pois em vários momentos o assunto principal não é a tatuagem em si e sim, política, higiene, George Bush (que na época era Presidente dos EUA) e suas estúpidas guerras pelo mundo afora, ecologia e o que não poderia faltar, muito Rock and Roll.
  As participações especiais nas histórias ficam por conta de uma gama de celebridades que incluem: Capitão Gancho, Eddie (IRON MAIDEN), Popeye, Papai Noel, Wolverine, Alien, Hulk, Zorro e até Deus e o próprio Planeta Terra, entre outros.
    Nos prefácios e citações de capa e contracapa temos César Nemitz (editor da MetalHead), Ayrton Mugnaini Jr.), Reverendo 
Marcelo Rossi (EXXÓTICA), Paulão Cavalo (VELHAS VIRGENS), Mauro (GAROTOS PODRES e parceiro de Zinho) além de tatuadores renomados como Zero, Tita, Zuba, Osmar e George (ex-KÃES VADIUS).
O criador e sua obra!

  Exatos 2 anos depois, em 2007 Baraldi lançou o livro “HumorTífero” que traz coletado em 50 páginas todas as sátiras que ele lançou através da revista MetalHead até o ano de 2006, são muitas tirações de sarro, muitas referências que só vai entender quem viveu os anos 80 e 90, sem dúvidas, principalmente os anos 90 que foi uma década pronta pro deboche, eram tantas asneiras e bizarrices acontecendo no mundo do Rock e fora dele que o Baraldão se esbaldava. Como na MetalHead ele não trabalhava com nenhum personagem fixo, ele usava seu espaço de uma página na revista (às vezes mais) para sacanear os assuntos do momento. Sendo assim, desde a capa já vemos personagens típicos como Tio Sam, Michael Jackson, James Hetfield e até o Papa Bento (que era chamado de Sebentus), ou Ratzinger que nas mãos dele virou Ratozinger, enfim, tem uma gama de artistas e não artistas famosos nas páginas que englobavam assuntos, como “Almoço com as Estrelas” onde ele zoava a dieta de tipinhos como OZZY (comendo seus morcegos), ALICE COOPER (sendo comido por uma jiboia) e até Sandy & Junior (ou Zandy & Xúnior) com suas mamadeiras...haha

  Michael Jackson, Mick Jagger, João Gordo e Ozzy Osbourne eram apenas alguns dos que apareciam sempre, mas sobrava espaço até para tipinhos como Richard Kleiderman (quem se lembra dele ai?) e Boy George. Várias bandas como KISS, OS MUTANTES, SARCÓFAGO e METALLICA são figuras fáceis nas páginas onde menos que de repente se encontra uma paródia desenhada baseada em letras de clássicos como ‘Surfista Calhorda’ d’OS REPLICANTES, ‘Aluga-se’ de RAUL SEIXAS ou ‘Inútil’ do ULTRAJE À RIGOR.
  Ele também zoava o som de lata que o Lars Ulrich tirava da bateria do METALLICA naquela época, ou a sexualidade de Kirk Hammet. Também sacaneava as lendas de que se tocar um vinil ao contrário você encontraria mensagens subliminares, aliás, o oculto é um tema ótimo pra ele, que fez várias charges sobre as bandas de Black Metal. Também reservava espaço para os nomes nacionais, como MADE IN BRAZIL, ULSTER, OS MUTANTES (que ele misturava aos X-Men), RATOS DE PORÃO (com aquele episódio em que um certo playboy ameaçou o Gordo com uma machadinha no seu extinto programa ao vivo na também extinta MTV). Também encontramos numa página uma homenagem que ele fez à banda de Rockabilly CRAZY LEGS devido aos seus 10 anos que até foi encartada num lançamento da banda em vinil na mesma época.
Uma das melhores páginas,
na minha opinião.
  Chegando mais pro final do livro encontramos umas sagas chamadas “Flagrantes de...” onde ele desenha um tema relacionado à algumas canções da banda em questão, aí temos NIRVANA, BON JOVI, METALLICA (de novo...hehehe), PINK FLOYD, RAIMUNDOS e ELVIS PRESLEY pra fechar o livro.
  De lá pra cá ele continua na ativa ganhando vários prêmios Angelo Agostini que é a honraria máxima que um quadrinista pode receber no Brasil, entre outros.
  Atualmente está mensalmente na revista Roadie Crew sempre homenageando alguma banda e ou artista do Rock nacional, o que é uma honraria disputada a tapa pelas bandas, ser desenhado por ele é um baita presente às bandas, principalmente as novas.
  Esses livros e mais alguns outros itens você encontra à venda baratinho no site do próprio Márcio Baraldi (http://www.marciobaraldi.com.br/ ), onde também poderá encontrar bonecos, camisetas e, o principal, conhecer melhor sua obra. 
  Não perca seu tempo, vá atrás da obra de um dos melhores quadrinistas desse país, ao lado de grandes nomes como Marcatti, Ziraldo, Angeli, Laerte, Glauco, Adão, Gonzales e até Maurício de Souza, porque não?


Miscelânea da cultura pop dos anos 90.

Acima o personagem TattooZinho



Um comentário: