domingo, 1 de março de 2015

CARRO BOMBA - "Pragas Urbanas" (2014)


BANDA : CARRO BOMBA
DISCO: “Pragas Urbanas” (2014) 
Selo: Independente (www.carrobombaoficial.com.br)

FAIXAS:
1.  Máquina/
2.  Fuga/
3.  Pragas Urbanas/
4.  Esporro/
5.  Arrastando Correntes/
6.  Mojo/
7.  Let’s Blow/
8.  Thrash’n’Roll/
9.  Fantasma

  Numa época estranha (pra dizer o mínimo) da cena autoral nacional de som pesado, o CARRO BOMBA completa seus 10 anos na estrada sem nenhum ‘mimimi’ ou pompas. Eles abrem mão de qualquer artifício e seguem firmes na estrada passando por cima das adversidades com mais um belíssimo play.

  “Pragas Urbanas” é o quinto disco dessa banda, o terceiro com essa cara de Thrash’n’Roll (refletida na faixa com esse nome) em quarteto e o primeiro trazendo Ricardo ‘Soneca’ Schevano (BARANGA) no baixo e produção. O disco segue aquela mesma temática ácida e intolerante com as desgraças sociais dos discos anteriores em letras muitíssimo bem sacadas presentes em todas as faixas e muitíssimo bem interpretadas pelo veterano vocalista ROGÉRIO FERNANDES (ex-GOLPE DE ESTADO) que está cantando melhor a cada disco, mas acho que a faixa título se sobressai às outras pela sua temática, refletindo o que realmente somos nesse planeta.

  ‘Máquina’ e ‘Fuga’ são rifferamas sem contra-indicação, obras de Marcello Schevano, guitarrista e fundador da banda.

  A veia Sabbáthica da banda se apresenta em ‘Arrastando Correntes’, bem cadenciadona lembrando muitas vezes o que foi feito no SABBATH fase DIO, principalmente em “Dehumanizer” e “The Devil You Know” (lançado sob o nome de HEAVEN & HELL).

  ‘Esporro’ é desumana na velocidade, destacando o talento de Heitor Shewchenko na bateria acelerada, mostrando também a sintonia com o baixão destruidor de Ricardo Schevano.

  Uma grata e refrescante surpresa surge no começo de ‘Mojo’ quando se ouve uma bela gaita, lembrando aqueles tempos em que o SABBATH (de novo eles) usava o instrumento proveniente do Blues em suas canções pesadas e obscuras... a gaita aqui foi tocada por Sérgio Duarte (veterano gaitista que já tocou com NASI & OS IRMÃOS DO BLUES e ENTIDADE JOE).

  Outra participação especial fica por conta de Marcello Pompeu (KORZUS e produtor desse disco ao lado de Heros Trench e Soneca) fazendo backing vocals em ‘Let’s Blow’, rápida e eficaz, assim como a seguinte e candidata a hino ‘Thrash’n’Roll’ que me lembrou quando o guitarrista Marcello Schevano ainda cantava nos primeiros discos da banda (e na PATRULHA DO ESPAÇO onde cantou e tocou vários instrumentos entre 1999-2010). Ele não canta aqui nesta faixa, mas tem a cara e o estilo dele, provavelmente tenha sido ele o criador de mais essa paulada.
Marcello Schevano (g), Rogério Fernandes (v), Ricardo Schevano (bx), Heitor Shewchenko (bt) - CARRO BOMBA.

  Fechando o disco temos ‘Fantasma’, filosófica e poética à moda CARRO BOMBA de ser, tem várias nuances e andamentos, se tornando assim uma chave ideal para fechar o disco que tem curta duração, nos deixando um gosto de ‘quero mais’, muito mais...

  Vale ressaltar que a arte do disco é novamente de André Kitagawa e que esse disco foi dedicado à memória de dois grandes nomes do ROCK PESADO NACIONAL, Renê Seabra (ex-baixista da PATRULHA DO ESPAÇO) falecido em Agosto de 2013 e Hélcio Aguirra (guitarrista lendário que formou o HARPPIA e GOLPE DE ESTADO) falecido em Janeiro de 2014, o que dá um gosto especial à obra do CARRO BOMBA.




Fotos: Divulgação/Facebook da banda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário