sábado, 22 de novembro de 2014

"SUPER PESO BRASIL" - O lançamento do pacote documental definitivo do Metal BR



“SUPER PESO BRASIL” (CD/DVD – 2014)
Selo Musitrax do Brasil/ Urubuz Records
FAIXAS:
TAURUS 1 – Dias de Cão
                2 – Mundo em Alerta (com Luiz Carlos Louzada)
                3 – Massacre
CENTÚRIAS 4 – Fortes Olhos
                     5 – Sobreviver
                     6 – Duas Rodas (com André Góis)
METALMORPHOSE 7 – Desejo Imortal
                                   8 – Máscara
                                   9 – Metalmania (com Lucky Lizard)
SALÁRIO MÍNIMO 10 – Delírio Estelar
                                  11 – Noite de Rock
                                   12 – Salém (com Jack Santiago)
STRESS 13 – Mate o Réu
              14 – Heavy Metal é a Lei
              15 – Sodoma e Gomorra (com Vítor Rodrigues)
              16 - BÔNUS – Brasil Heavy Metal (participação de todos os músicos de todas as bandas envolvidas)
  E lá vamos nós com mais um texto sobre o mega-evento-projeto Super Peso Brasil, no caso aqui sobre o material que esse evento rendeu.
  Um ano depois do evento ter acontecido fabulosamente no Carioca Clube em São Paulo/SP, pelas mãos de André Bighinzoli (baixista fundador do METALMORPHOSE) e Ricardo Batalha (Redator-Chefe da revista Roadie Crew), depois de muitos meses de arrecadação de grana via financiamento coletivo no site Catarse.com eis que saiu, finalmente, o tão aguardado DVD/CD que registrou com maestria a primeira edição do festival que reuniu 5 dos pioneiros do Metal Nacional, a saber TAURUS, METALMORPHOSE, CENTÚRIAS, SALÁRIO MÍNIMO e STRESS, mas não foi só isso, também estrelaram naquele dia ícones ímpares na cena nacional em participações especiais nos shows das bandas citadas, como Lucky Lizard (ex-METALMANIA, X-RATED), André Góis (ex-VODU, FACE OF DESASTER), Luiz Carlos Louzada (VULCANO), Jack Santiago (ex-HARPPIA) e Vítor Rodrigues (ex-TORTURE SQUAD, VOODOOPRIEST), além das grandes figuras que circularam pela festa, mas isso tudo vocês podem conferir nesse link http://www.tocadoshark.blogspot.com.br/2013/11/super-peso-brasil-instituindo-o-dia-do.html


  Sobre o pacote lançado temos um verdadeiro documento histórico que mostra um pedaço importante da nossa história musical e faz justiça a alguns nomes que deram a cara à tapa três décadas atrás abrindo caminho na base da porrada para que hoje em dia tenhamos bandas maravilhosas de Heavy Metal com sucesso e nome na gringa e por aqui também.
  Com duração de cerca de 80 minutos (resumindo 6 horas de shows), com direito a 3 canções de cada banda, incluindo ai as tais participações especiais, o DVD funciona em todas as regiões no formato 16:9, áudio em bom português, PCM Stereo e Dolby Digital 5.1. Deixando os termos técnicos de lado, o áudio e o vídeo são de prima e te botam dentro do evento literalmente.
  Vou citar destaques? É difícil e injusto, mas creio que todos os envolvidos irão concordar comigo se lerem esse post, a participação de Jack Santiago, o eterno vocalista do HARPPIA executando o ‘seu hino’ do Heavy Metal Nacional ‘Salém (A Cidade das Bruxas)’ com o SALÁRIO MÍNIMO foi de arrancar lágrimas de qualquer presente, a performance do homem é uma coisa de outro plano, a execução da banda em questão foi perfeita (Diego Lessa no baixo foi insano) e o público ficou ensandecido, uma coisa fora de controle, criando desespero aos seguranças!

  Outro destaque máximo foi o fã que invadiu o palco enquanto o STRESS tocava seu novo som, ‘Heavy Metal é a Lei’ para cantar ao lado de seus ídolos, fã esse que voltou a subir no palco no final NÃO programado onde Roosevelt Bala (baixista/vocalista do STRESS) chama todos os músicos da festa para dividirem o palco com a banda na execução do maior hino do Metal-BR, ‘Brasil Heavy Metal’ que seria trilha sonora de um filme documental que nunca viu a luz do dia (alô Micka?)


  Um projeto de tamanha magnitude idealizado por cabeças sonhadoras, sem apoios de empresários e ou lojistas do ramo, sem grana no bolso se tornou um pacote documental sobre uma história belíssima, seja por suas dificuldades, por seus tropeços ou simplesmente pela carga de Amor e dedicação envolvida.  Os fãs, um público de mais de 2000 pagantes ávidos por reviver ou por conhecer artistas pioneiros que abriram portas por aqui nos anos 80, se fizeram maciçamente presentes e corresponderam em boa parte ao financiamento coletivo, um processo esse estressante para todos os envolvidos, foram alguns meses de angústia suprema até o final da campanha, onde muitos fizeram piadas e/ou pouco caso do projeto, mas ele está aí agora em pé, vivo e forte, em formato de CD, DVD, CAMISETA, PHOTO BOOK com texto de Tatianny Ruiz e clicks de Rogério Seiji Kubometal e Ricardo Ferreira, vídeo produzido pela Escada Produções, Áudio do estúdio Naked Butt (RJ) e design da Imaginativa Design ou seja, só gente que sabe o que está fazendo, tudo isso sob a batuta do produtor André Bighinzoli.


  Quem participou se mostrou muito satisfeito e extremamente feliz por tudo ter dado certo. Se teremos outros eventos como esse, ou se esse mesmo terá uma continuidade, não sabemos, mas provavelmente não terá todo esse brilho e essa magia, há isso, com certeza.
  O Underground é um universo paralelo onde as coisas podem fluir da melhor maneira possível, com amizade, gratidão e respeito, é só querer!

Fotos de divulgação do Facebook do projeto, fotos adicionais do evento by Kubometal Fotografia Underground (https://www.facebook.com/KUBOMETALFOTOGRAFIA )

domingo, 9 de novembro de 2014

GROTESQUE - "Liberte-se" (2014)


BANDA: GROTESQUE
DISCO: “Liberte-se”
ANO: 2014
SELO: Independente
FAIXAS:
1.       Marcha Otário
2.       Liberte-se
3.       Exploração do Terceiro Mundo
4.       Silas Malafaia
5.       Cabeça de Pano
6.       Redução da Maioridade Penal
7.       Herança
8.       O Metaleiro

  Com a dissolução do TOXEMIA nos idos de 2011, o baixista Régis resolveu reativar sua antiga banda, o GROTESQUE que tinha encerrado suas atividades nos primeiros anos da década passada. Como os antigos membros não estavam disponíveis, Régis recrutou para a bateria o também baterista do TOXEMIA e ex-SUCO DE LIXO, Marlos e pros vocais veio de Engenheiro Coelho/SP , Tubarão Millares. Para a guitarra veio o baixista da banda METALMAD Sandro que já tinha tocando com as bandas STRAUUS NOISE, ORGANIC REST e que também atua no NEGATIVE SIDE  nos dias de hoje.
  Rapidamente compuseram novas canções para ladearem as antigas composições que estão todas nesse primeiro play ‘todotosco’ naquela pegada ‘faça você mesmo’ como tem que ser pra espalhar suas mensagens de Punk podrão!
  Seguindo as premissas usadas no TOXEMIA (que tinha a emblemática 'Papa Nazista' em honra ao antigo Papa Bento Ratzinger), a banda traz um tema destruindo a reputação de um falso messias da atualidade. Nesse caso falamos da faixa ‘Silas Malafaia’ que já virou hino da banda ao lado de ‘Cabeça de Pano’ que trata dos punks-de-fim-de-semana-filhinhos-de-papai que assolam o underground nacional e ‘O Metaleiro’ que trata do mesmo tema, mas atacando os falsos bangers, figuras ordinárias vistas semanalmente nos rolês desde sempre, com um destaque ao verso “...sempre cola com os cabeludos/ mas frequenta o Zé Barbudo...” numa clara referência regional ao famoso clube de forró da periferia guaçuana ‘Clube de Reigatas (sic) Zé Barbudo’, onde vários comédias iam queimar o filme desde nossos áureos tempos de moleques ‘do contra’. Quem é das antigas se esbaldou e talvez por isso essa também já virou hino dos caras.
Régis, Tubarão, Marlos e Sandro - GROTESQUE

  Ainda constam no disco (todo gravado ao vivo no estúdio) temas polêmicos e sérios como ‘Exploração do Terceiro Mundo’ denunciando o trabalho escravo infantil, ‘Marcha Otário’ que abre o disco berrando sobre os “...escravos do governo, babacas do quartel...” e os manifestos ‘Herança’ que fala sobre a humildade e respeito em detrimento do preconceito e ‘Liberte-se’ com o único intuito de agitar um Punk-Rock contra a monotonia.
  Enfim, um disco digno de nota e que deve figurar em qualquer coleção de som autoral, nacional e underground que se preze.

  Contatos com a banda para adquirir esse material por apenas R$3,00 você pode fazer via facebook em https://www.facebook.com/Grotesque


GROTESQUE - PUNK ROCK PODRÃO (Mogi Guaçú, Mogi Mirim, Engenheiro Coelho/SP)
Tubarão Millares (v), Sandro Piccolo (g/v), Regis (bx/v) e Marlos (bt/v)
Capa e contracapa do "Liberte-se" (2014)

sábado, 8 de novembro de 2014

Aí vem o "Fuzuê" do PEDRA!



   A Banda PEDRA voltou recentemente às atividades em estúdio e em breve nos brindará com seu terceiro disco 'full lenght' físico chamado "Fuzuê" e esta semana nos brindou com a prévia de 4 singles que integrarão esta obra, a saber: 'Amém Metrópolis', 'Furos nos Sapatos', 'Os teus Olhos' e 'Segunda Feira' são os títulos das canções que aqui vamos apresentar amparados pelos comentários do baixista/fundador Luiz Domingues (ex-A CHAVE DO SOL, THE KEY, PATRULHA DO ESPAÇO, PITBULLS ON CRACK, LÍNGUA DE TRAPO, etc...) e em seguida o meu ponto de vista sincero entre parênteses.


  Estarão dispostos de uma forma que fique bem clara ao leitor quais são as opiniões de Luiz e as minhas (as em vermelho são as minhas, se quiser ignorá-las, fique à vontade) e enquanto lê ouça a canção em questão clicando nos links delas pro Youtube para melhor absorção da obra e vamos aguardar o lançamento do disco completo pro começo de 2015.



  ‘Furos nos Sapatos’ é um Hard-Rock com forte influência setentista. A canção e a letra são do Xando Zupo, com pequena participação do vocalista Marcelo Mancha, um parceiro de longa data, na concepção da letra.
   Na gravação, o próprio Marcelo Mancha, que é vocalista famoso na noite paulistana e a também vocalista Renata "Tata" Martinelli (NOTA DO REDATOR: veterana que já cantou com inúmeros artistas do calibre de VANDERLÉA à CASA DAS MÁQUINAS), também colaboram nos backing vocals.
  (N.R.: À meu ver, um Hardão de responsa daqueles de por o ouvinte no seu devido lugar, ou seja, de admirador mesmo, afinal, difícil é não admirar tal obra de arte, destaque pro solo inspiradíssimo da guitarra setentista de Xando Zupo.)




  ‘Amém, Metrópolis’, é um "samba progressivo", no bom sentido que essa minha afirmação em tom de brincadeira pode ter...
  Com harmonia intrincada, ritmo acelerado e um quê de NOVOS BAIANOS, no peso e elemento Rock presente. Música do Rodrigo Hid, tem em sua letra uma dose forte de reflexão social e política, do inconformismo do homem comum diante do sistema esmagador.
  (N.R.: É sim um trabalho bem intrincado, com lembranças do que PEPEU GOMES apronta na musicalidade desde os idos dos NOVOS BAIANOS e a letra é um ponto à parte, mais uma vez tratando da situação social desse país caótico.)



  ‘Segunda-Feira’ é um tema do Xando, com bastante influência do R'n'B americano. É uma canção Pop e com um acento balançado, quase Funk (o verdadeiro, do JAMES BROWN e não esse que usa indevidamente o mesmo nome atualmente...). Apesar de nossas influências antigas sempre serem presentes, tem uma certa contemporaneidade, via JAMIROQUAI, talvez.
  (N.R.: A clássica canção do PEDRA! Com elementos sempre presentes em suas mais belas canções, incluindo aí umas vagas lembranças da versão que fizeram de ‘Cuide-se Bem’ do GUILHERME ARANTES no começo, ou seja, ‘o fino da bossa’!)



  ‘Os Teus Olhos’ é uma canção do Rodrigo, multifacetada. Ali tem o elemento BEATLES, misturado ao CLUBE DA ESQUINA, com poesia e um certo efeito jazzy permeando a parte final.
  Nessa canção, o saxofonista André Knobl participou, trazendo-nos sua criatividade e bom gosto.
  (N.R.: Outra grande peça típica do PEDRA. Ela tem aquele ‘ar de madrugada’ e veio para nos deixar refletindo: O que diabos essas FM’s ditas adultas estão esperando para veicular o PEDRA? Naturalmente sabemos bem a resposta, mas que nos deixa indignados, há isso deixa!)
 

   As ilustrações que acompanham os vídeos no You Tube, são de Diogo Oliveira, nosso parceiro desde a concepção da capa/encarte-Gibi/HQ, que fez para o CD “Pedra II”.

Fotos gentilmente cedidas pelo fotógrafo Leandro Almeida - https://www.facebook.com/leandro.almeida.756412?fref=ts .
 

Luiz Domingues ao vivo com o PEDRA.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

"Ainda Respira! O Melhor Rock do Brasil no Século XXI Vol.1"


DISCO: “Ainda Respira! O Melhor Rock do Brasil no Século XXI Vol.1”
SELO: G&A/ Editor’A Barata Artesanal
ANO: 2014
BANDAS/FAIXAS:
1.       SALÁRIO MÍNIMO – Fatos Reais
2.       BLUES RIDERS – Urgente
3.       KAMBOJA – Sangrando
4.       TUBLUES – Noite Longa
5.       BARANGA – TV Assassina
6.       BARATA SUICIDA – Lúcifer
7.       MAQUINÁRIOS – Seis Milhas para o Inferno
8.       CARRO BOMBA – Tortura
9.       LIXO SUBURBANO – Acomodados
10.   UGANGA – Guerra
11.   MANO SINISTRA – A Balada de Zé Jesus
12.   FLORES DO FOGO – O Rei
13.   PROJECT DRAGONS – Corruption
14.   PSYCHOTIC EYES – Life
15.   IMAGERY – Show Me
16.   ALPHA III – Stellaris
17.   D NIGHTMARE DREAMS – Roads of Darkness
18.   OUTRO DESTINO – Apenas uma História

  Este é o primeiro volume (que seja o primeiro de muitos) da coletânea “Ainda Respira...” da Revista “Gatos & Alfaces” totalmente arquitetada pelo agitador cultural Luiz ‘Barata’ Cichetto que há décadas vem lutando pela cultura underground nacional, desde a poesia até a música, passando pela literatura. E eis que ele resolveu lançar uma bela coletânea artesanal no volume 4 de sua revista, uma coletânea que mostrasse ao mundo que o Rock And Roll brasileiro (ou ROQUENROU) ainda está vivo por aí, nas garagens e estúdios, por isso do nome ‘Ainda Respira’, e nesta obra de capa dura em formato de livreto (mais de 30 páginas) com todas as letras e formações das bandas, além de um belo texto do autor e gravuras, surgem 18 bandas que vão do Rock Cascudo sem frescura como CARRO BOMBA (com participação do vocalista Vítor Rodrigues – VOODOO PRIEST), KAMBOJA, UGANGA, BARANGA, aos veteranos SALÁRIO MÍNIMO aqui apresentando uma canção 100% inédita, BLUES RIDERS comemorando seus 20 anos de estrada, ao Eletrônico do ALPHA III, passando pela veio mais Death Metal do PSYCHOTIC EYES e o som gótico de OUTRO DESTINO e D NIGHTMARE DREAMS.


  Destaques são injustos, mas vamos falar que, além do SALÁRIO MÍNIMO (com ‘Fatos Reais’), outra banda que trouxe um som 100% inédito e que ainda sairá num vindouro lançamento da banda é o KAMBOJA com ‘Sangrando’ que já tem clipe estralando no Youtube e fazendo o maior rebuliço (veja em http://www.youtube.com/watch?v=g-j4P5SaNaA ), outra novidade é o fato de Paulão Thomaz (ex-baterista e fundador do CENTÚRIAS, FIREBOX entre outras) ser o único músico que está presente 3 vezes nesta coletânea, tocando com a maravilhosa BARANGA que ele ajudou a fundar 14 anos atrás e acabou de sair da banda amigavelmente para dar sequência em sua nova aposta, o próprio KAMBOJA já citado além do MANO SINISTRA que vem com uma sonoridade diferente que investe na viola caipira aliada ao peso do Rock/Blues numa canção enigmática chamada ‘A Balada de Zé Jesus’, uma bela história.

  E não para por ai, todas as escolhas para esta coletânea são dignas de nota, mas como são muitas deixo para seus ouvidos apurados e seu cérebro treinado tirarem suas próprias conclusões.
  A festa de lançamento que ocorreu no dia 27 de setembro último está devidamente registrada aqui na Toca em http://www.tocadoshark.blogspot.com.br/2014/10/rocknpoetry-gatos-alfaces.html e se você quiser adquirir esta bela coletânea juntamente com a também bela revista Gatos & Alfaces (pois não são vendidas separadamente) clique em https://www.facebook.com/gatosealfacesrockcollection mande um email para CONTATO@GATOSEALFACES.COM.BR ou ligue (11) 9 6358-9727 e fale diretamente com o responsável por tudo isso.



APOIE O ROCK NACIONAL COM AÇÕES!