domingo, 23 de março de 2014

MUQUETA NA OREIA - Som pesado, letras inteligentes e alto teor de humor descarado!



  Recentemente postei aqui a resenha do mais recente CD da banda de Hard Core MUQUETA NA OREIA "Blatta" que lançaram no final do ano passado, o que me deu uma imensa vontade de entrevistar essa banda paulista e saber mais sobre sua história e detalhes do disco.
  Acompanhem à seguir os detalhes desse papo informal com a banda.

  TOCA DO SHARK: Vamos começar com uma pequena biografia da banda. Como ela surgiu, quando e onde? Quem são os membros?
  Henry: Primeiramente queremos agradecer pelo espaço e apoio dado pela Toca do Shark !
  Somos de Embu das Artes (SP) e estamos na ativa desde 2007. A ideia era de tocarmos cover de bandas pesadas como uma brincadeira entre amigos, mas logo que fizemos a primeira música própria sentimos que tínhamos um enorme potencial a ser explorado. Aí a coisa foi evoluindo e hoje já temos dois álbuns lançados. A formação é Ramires no vocal, Cris no baixo, Bruno Zito na guitarra e eu - Henry - na bateria.


  T.S.: Os vocais são divididos entre 2 membros ou o Ramires se vira sozinho?
  Cris: Apesar da voz principal ser do Ramires, a minha participação é constante em todas as músicas e isso varia muito de música pra música, porque algumas eu faço backing vocal e outras eu completo as melodias.

  T.S.: Sobre o novo disco, é o primeiro e porque o nome de “Blatta”?
  Bruno: Este já é o segundo. O conceito do disco é basicamente de que não são os mais fortes que sobrevivem, e sim aqueles que melhor se adaptam ao novo ambiente. "Blatta" vem do latim que significa barata, e o que fizemos foi um paralelo das bandas independentes e estes insetos, no sentido de que as poderosas gravadoras estão se enfraquecendo e os artistas independentes estão conseguindo se destacar e se multiplicar sem precisar de um centavo dessas corporações. As pessoas se assustam quando aparecem, por mais que você mate uma existem outras milhões, mas uma só já incomoda. Suportamos todas as situações adversas, entre muitas outras semelhanças, as baratas adoram cerveja!

  T.S.: As letras são o maior atrativo da banda, todas muito bem escritas e interpretadas para deixar o público bem a par da mensagem que a banda quer transmitir, quais são as fontes de inspiração tanto liricamente quanto instrumental da banda?
  Ramires: Todos temos influências muito diversas e acredito que a sonoridade do MUQUETA NA OREIA se deva muito a isso. Mas o ponto em comum entre todos sempre foi SEPULTURA, PANTERA e METALLICA.

  T.S.: ‘Nova Era’ foi baseada em ‘The Walking Dead’ ou não?
  Cris: Não. Foi coincidência. Inclusive a arte do álbum, que mostra Brasília (DF) toda destruída, foi elaborada  antes das manifestações e bem antes da morte do Niemeyer, outras coincidências...


  T.S.: Uma das que eu mais gosto do disco é ‘Hardware, Software e Tupperware’ graças à letra instigante. Vendo o nome da canção ninguém imagina o que vem a seguir. O personagem da letra é algum conhecido de vocês?
  Henry: Sim, somos todos nós, "inclusive você, você e todos você" (risos) ... pensem nisso!

  T.S.: E ‘Exú Caveira’, foi baseada em alguma experiência pessoal?
  Ramires: Essa é uma questão delicada, apesar do tom sarcástico, que sempre permeia nossas letras. Existem pessoas que usam forças da Natureza para o mal, mas como diz a letra, "quer um conselho: um espelho, o que vai, volta!"


  T.S.: Afinal quem escreve as letras?
  Ramires: A maioria sou eu. A parte instrumental sempre vem primeiro, depois crio a melodia, com palavras que nem existem, no "embromation" (risos), apenas deve soar bem. Depois em cima disso faço as letras de acordo com o que sinto que a música pede, sua intenção, o clima, entre outros aspectos mais subjetivos. E a inspiração vem do que a gente vive, lê, assiste, que nos atinge tanto externamente quanto em nosso interior.


  T.S.: Pra fechar, quem canta o ‘Melô do Repôlho’?
  Bruno: Minha avó! (risos) ... que também é avó do Ramires. Um dia ouvimos ela cantarolando essa música, que é dela, e tivemos a ideia de fazer uma brincadeira, uma espécie de marchinha de carnaval do Metal (risos). Lançamos no carnaval e acabamos colocando no CD como bônus.

  T.S.: Espaço reservado para mensagem da banda ao público.
  Cris: Obrigado a todos que dão apoio ao MUQUETA NA OREIA e ao Metal do Brasil. Valorizem o Metal em português, reconheçam a importância das bandas da nossa terra. Juntos somos mais fortes. Esse é nosso ideal!

 
"Blatta"

"Lobisomem em Lua Cheia"



CONTATOS: https://www.facebook.com/MuquetaNaOreia?fref=ts
http://www.reverbnation.com/muquetanaoreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário