sábado, 20 de julho de 2013

BARANGA - "O 5º dos Infernos"



DISCO: "O 5º dos Infernos"
BANDA: BARANGA
ANO: 2013
SELO: Voice Music (www.voicemusic.com.br), vendas@voicemusic.com.br
FAIXAS: 
Chute Na Cara/
Até a Cidade Acordar/
Três-Oitão/
Cachaça em Ação/
O 5º dos Infernos/
Limpa-Trilho/
Menina de 16/
México é Demais/
T.V. Assassina/
Diabo, Teu Nome é Mulher/
Até Morrer/

  E a maior banda de ROQUENROU dos últimos 15 anos está de volta com mais um verdadeiro 'Chute na Cara Sonoro'! O BARANGA, banda de Rock'n'Roll cascudo e diretão paulistana formada em 2000, acaba de lançar na praça, no bar, na zona, na rua, na feira, na oficina, no Diabo-a-quatro seu 5º disco full-lenght singelamente e adequadamente batizado de "O 5º dos Infernos" e mesmo após 13 anos e 5 discos a banda permanece com a mesma garra de meninos sedentos por ROCK de verdade na Terra do Faz-de-conta! Pesado sem meio-termo, divertido sem ser ilusório, debochado sem ser apelativo e muito Verdadeiro o som deste quarteto formado por Xande nas gargantadas e guitarradas (inclusive slides), Paulão Thomás  baterista (eterna lenda viva ex-CENTÚRIAS, CHEAP TEQUILA, FIREBOX, com passagens pelo HARPPIA, GUDENLAWD e atual KAMBOJA), Deca guitarrista tarimbado que também tocou no PITBULLS ON CRACK junto com Soneca que toca um baixão cavucado na madeira à lá Lemmy Kilmister, esses quatro ainda contam sempre e mais uma vez com a produção dos KORZUS Heros Trench e Marcello Pompeu para produzir o som que eles tiram de seus instrumentos.
  Não dá pra destacar faixas aqui como costumo fazer, afinal o trabalho é um todo, faixas interligadas pelas palhetadas cavalares e batidas pulsantes, coisa de quem sabe mesmo fazer o ROCK AND ROLL rolar sem frescura, pormenores ou licensas poéticas. As pancadas de Paulão na bateria parecem ser dadas com martelos e não baquetas, o baixão de Soneca não dá descanso rosnando alto o disco inteiro e as guitarras de Deca e Xande são uma conjunção de cordas que herdaram de mestres como STATUS QUO, AC/DC, MOTÖRHEAD, ROSE TATTOO, CHUCK BERRY, ou seja, uma 'coceira sem fim'. Tudo isso pra criar a ambiência necessária para a voz rasgada e rouca de Xande gritar alto e incomodar os mal avisados.

BARANGA e o produtor Heros Trech
(Paulão, Xande, Deca, Heros e Soneca)
  Letras são pequenas poesias boêmias e sacanas, ou o que mais pode se dizer de trechos como '...Você vai ganhar, vai perder, Uma bela noite pra foder, Vai sorrir, vai sonhar E se libertar Até Morrer...' ou então '...De joelho ela estava, Pagou sem me dever nada, Sabe o que acontece comigo? No calor eu sinto frio...' ?
  'Menina de 16' é de dar gosto, 'México É Demais' logo de cara nos faz lembrar de 'México Lindo' do JOELHO DE PORCO, mas não, só fica a lembrança pelo título, mas a intenção deve ter sido essa mesma agora uma que casa totalmente com a nossa realidade desde sempre nesse país é a letra de 'T.V. Assassina' que ataca diretamente as mais do que inúteis manipuladoras de massa Rede Globo e MTV, aliás, teria aquela aura de 'Televisão' que os TITÃS lançaram nos idos dos 80's, mas somente na temática afinal, o BARANGA é bem menos polido sonoramente falando. Vale lembrar também a faixa de abertura 'Chute na Cara' que tem um ótimo clipe que antecedeu o lançamento do disco ( http://www.youtube.com/watch?v=kcrycziLD2g). E não podia faltar uma ZZ TOPiana que ficou à cargo de 'Diabo, Teu Nome é Mulher' onde o Heros dá uma palhinha na guitarra e os Slides comem solto à cargo do Deca e do Soneca. Mas pra fechar o disco reservaram simplesmente a melhor que podiam, afinal o riff inicial que dita o andamento de 'Até Morrer' é simplesmente digno de nota e diferente de todo o disco que acabamos de assimilar e nos pega de surpresa mesmo. Co escrita pelo ex-baixista do CARRO BOMBA Fabrizio Micheloni, esta faixa não se parece com nada que estamos acostumados a ouvir deles e só por isso já é digna de nota!
Ricardo 'Soneca', Paulão, Xande e Deca - BARANGA
  Resumindo, se você é daqueles que vive falando que as bandas de hoje nada trazem de bom, não prestam ou não tem qualidade como os medalhões, você precisa tirar o 'tapa-olhos' e se render ao som do BARANGA que há 13 anos nos enchendo de orgulho por sermos do ROQUENROU e conhecermos esta banda!

Fotos by: facebook.com/barangarock

www.barangarock.com.br
www.voicemusic.com.br
www.facebook.com/barangarock

Paulão(bt) e Xande(v/g)

Paulão Thomás na gravação de "O 5º dos Infernos"

Deca

Cena do clipe de 'Chute na Cara'

Ricardo 'Soneca' Schevanno




4 comentários:

  1. Fabrizio Micheloni ex-baixista do Carro Bomba? Ele saiu fora?

    ResponderExcluir
  2. Segundo fontes seguras da própria banda infelizmente sim.
    A TOCA DO SHARK também ficou triste com a notícia que chegou à nós dias antes da matéria ir ao ar e precisamos corrigir rápido.

    ResponderExcluir
  3. Porra, que droga....espero que a banda não acabe e que eles encontrem um baixista o mais rápido possível!

    ResponderExcluir