segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

A criação da 'Família Coda On Line'

Equipe Clube Rock, Choose Your Side e Coda On Line (2001)
 Em 2000 nosso amigo Júnior, um dos dois responsáveis e cabeças do Coda precisou se afastar por tempo indeterminado do ar e aí começa a história das parcerias e participações no programa, por aí já dá pra ver a importância de Júnior 'Progressivo' Pessini, que para suprir sua ausência o Coda virou um grande time de participantes, a começar por André Luiz que foi convidado para fazer um bloco no Programa, o seu bloco passou a se chamar 'Maldito Rock Brasileiro' pois André era expert em bandas e músicos brasileiros, e tocava no programa desde Pepeu Gomes até Sarcófago, passando pelas novas promessas como O Surto, as comerciais como Capital Inicial e principalmente as bandas locais, como a minha Wild Shark ou outras como D.O.R. e até a banda de seu irmão Ricardo, o Le Fou, tudo com muito conhecimento de causa.
  Pouco tempo depois vieram os irmãos Bian, ou Bian Brothers, Beto e Adilson que apresentavam um programa de Rock Alternativo na extinta Rádio Rock de Amparo/SP, a 89-Máquina do Som FM, onde eles apresentavam o 89 Graus, com o fim do programa deles, Eduardo os convidou para um bloco no programa, como eles moravam em outra cidade preferiram fazer um bloco mensal ao invés de semanal, era o '95 Graus', pois 95 era a sintonia da rádio, onde eles tocavam e discorriam sobre bandas desconhecidas e pouco apreciadas no meio, era sempre uma descoberta atrás da outra seus divertidos blocos.

Williams, Léo (2001)
  Em 2001 o meu programa de Rock, o "99 Rock Machine" (do qual falarei mais pra frente em outros posts) saiu do ar depois de mais de 1 ano e meio sem mais explicações (tenho pra mim que o caso era um tal de Ronald McDonalds que vocês bem conhecem) e coincidiu com a Festa de 3 anos do Coda, onde Eduardo trouxe para Mogi Guaçú as bandas DR. SIN, MADE IN BRAZIL e RATOS DE PORÃO na mesma noite e eu estava ajudando o pessoal nos bastidores, foi quando recebi um convite para fazer um bloco no Coda, mas eu tinha um entrave trabalhista aí, pois eu trabalhava de carteira registrada na empresa concorrente, mesmo após o cancelamento do meu programa eu permaneci no ar por mais 2 anos na programação normal, mas mesmo assim resolvi encarar essa de peito aberto e ver no que iria dar e assim levei pra lá um bloco do meu programa que fazia muito sucesso, era a 'Enciclopédia do Rock' que, como diz o nome eu esmiuçava histórias peculiares do Rock and Roll ou das bandas e artistas em questão, mas sempre algo menos óbvio como os filmes 'Hair', ou bandas como Angel e Bachman Turner Overdrive. Fui condecorado com o título de 'Garoto Enciclopédia' num bloco de 20 minutos, mas pegou meio mal essa história de Garoto e ficou até meio jocosa, sendo assim com pouco mais de 3 meses no ar, fui promovido à 'Doutor Enciclopédia' e meu bloco aumentou pra meia-hora como os dos outros também.

Eduardo, Délcio, Alexandre, André, Léo (2002)
  Depois de mim veio o Délcio Padovani Jr. de Itatiba como convidado mensal também, com o bloco 'Barulho' onde ele fazia o que queria e tocava muito Stoner, e assim a família Coda foi aumentando. Pra você ter uma idéia, o pessoal do Clube Rock de Itapira (além dos dois originais Leandro e Paulão, tinham o João Paulo, irmão do Leandro, o Márcio Brandão, o Daniel, Black Dragon entre outros) já eram de casa e sempre apareciam, além deles começaram a vir também o pessoal de Espírito Santo do Pinhal nas pessoas excelentes de Pedrão, Ricardo e Fernando Jr. futuro webmaster do site Rock On Stage onde escrevo até hoje (www.rockonstage.org) e também apareceram uma turma de Poços de Caldas na festa de 3 anos, era o pessoal do zine Choose Your Side, que no futuro viraria uma festa e um site de primeira sobre Rock/Metal/Vampirismo/Contos etc... onde também escrevi por anos, Fábio Kill e André entre outros tocavam este zine e vieram de carona de Poços de Caldas/MG até Mogi Guaçú/SP só para cobrirem a Festa de 3 anos do Coda e fazer novos amigos o que conseguiram com louvor. Essa foto acima representa este dia com a turma de Poços, Itapira e do Coda, uma aliança que dura até hoje.
  Além disso tínhamos em Sorocaba o irmão do Eduardo, Edivaldo Maia, também conhecido como Nê Maia, fotógrafo oficial do programa e que de vez em quando fazia umas entrevistas e blocos no programa. E, em São Paulo, cidade natal de Eduardo, Nê e minha, tinha o filho mais velho do Eduardo, o Duzinho Maia que sempre dava as caras também. E, nos últimos tempos veio Vagner Aguiar, jornalista de formação, Rocker de especialização, veio pra colocar a cidade de Aguaí no Mapa do Coda On Line. Vale também ressaltar a presença desde o primeiro programa de Léo Brito na técnica de som e gravação de vinhetas e comerciais.

Eduardo, Júnior, Có (Cerrutti), Léo, Duzinho (2001)
  Resumindo, Mogi Guaçú, Itapira, Sorocaba, Itatiba, Amparo, Aguaí, Mogi Mirim, Poços de Caldas, Espírito Santo do Pinhal e até São Paulo, todas essas cidades tinham (e ainda tem) ao menos um resquício da 'Família Coda', isso é o que de melhor ficou de herança desses áureos tempos de Rock'n'Roll Radio!
  Outras histórias virão dessa época de ouro, acompanhem o Blog do Shark, ou melhor , a Toca do Shark e  identifique-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário